10 de maio de 2011

Responsabilidade, Respeito e Ética

Vivemos em plena pós-modernidade, onde o modelo atual de sociedade tem-se mostrado esgotado, pois a crise do capitalismo, as mudanças climáticas, as diferenças sociais e econômicas tem interferido na execução de programas educacionais que desenvolvem nos alunos os ideais de responsabilidade, respeito e ética. Neste contexto, é interessante salientar a importância da reflexão ética na educação, considerando o contexto da sociedade neoliberal que interfere diretamente na concepção de educação, na relação professor-aluno e no papel do professor.

A falta de respeito demonstrada pelos alunos, reflete muitas vezes, a própria falta de responsabilidade, respeito e ética dos próprios pais. Há pouco tempo, uma diretora de escola de educação básica descobriu que um de seus alunos estava fumando maconha. Com muito tato e educação conversou com a mãe do aluno demonstrando preocupação e interesse pelo bem estar do aluno, da família e da escola. Para sua surpresa a mãe demonstrou pouco caso e ainda disse: Qual é o problema? Ele fuma maconha comigo, eu mesma dou maconha para ele! A mídia tem mostrado que inúmeros professores têm sofrido com a falta de respeito dos alunos não somente dentro das quatro paredes da sala de aula, mas também nos corredores, pátio e até fora do ambiente escolar. Alguns confessam que têm medo de encontrar certos alunos na rua, pois temem sofrer represálias.

Vi recentemente numa publicação a seguinte charge: na primeira ilustração, em meados dos anos setenta, um casal estava conversando com a professora e discutindo sobre as notas de seu filho. Claramente estavam apoiando a professora e prometendo um castigo para o filho, afinal a professora estava com a razão e estava sendo respeitada. Na segunda ilustração, já no século XXI, o casal estava gritando com a professora perguntando como ela tinha dado uma nota tão baixa para seu filho. Nesse caso eles estavam desrespeitando a professora e ainda ameaçando com sua expressão verbal e corporal.

O desenvolvimento científico que mais afetou a ética, depois de Newton, foi a teoria da evolução apresentada por Charles Darwin. Suas ideias deram a base para o advento da chamada ética evolutiva. Esta dissemina a ideia de que a moral é o resultado simplesmente de hábitos adquiridos pela humanidade ao longo de sua evolução. Russell reivindicou a idéia de que os juízos morais expressam desejos individuais ou hábitos aceitos. Alunos equilibrados e plenamente integrados à sociedade seriam aqueles que participam da vida social e atuam de forma positiva para melhorar e mesmo mudar a realidade do ambiente em que vivem, sendo responsáveis e respeitosos. Ou seja, indivíduos éticos em toda a sua plenitude.

Para que isto aconteça, há um conjunto de preceitos morais que devem nortear a conduta do indivíduo em sua vida total, isto é, em tudo o que ele pensa e faz.   Estes preceitos morais devem contribuir para a formação de um ser humano equilibrado e ajustado que demonstra em sua vida altos índices de responsabilidade, respeito e ética. Contudo, para que o individuo seja um agente de transformações, ele precisa ser construído e formado continuamente dentro de um contexto educacional equilibrado e cristão. Assim, velhos paradigmas precisam ser substituídos por novos, onde não haja lugar para o preconceito e a discriminação, onde os ideais de fraternidade, respeito e compreensão sejam plenamente praticados.

Eliel Unglaub
Revista da Escola Adventista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...