5 de maio de 2011

O aluno e os valores

Desde que o aluno entra na escola ele começa a aprender e sedimentar valores que traz de casa. Esse processo envolve alguns passos importantes em relação aos valores que farão parte de sua vida para sempre.
Tudo começa com a aceitação de um valor. Isto é, quando o aluno adquire uma aceitação emocional de um determinado assunto, e toma uma posição própria como sendo plausível e adequada para sua vida. Depois disso, o aluno não apenas aceita o valor, mas se mostra comprometido e começa a procurá-lo e desejá-lo.
O aluno sente-se motivado e envolvido emocionalmente com este determinado valor e por isso demonstra um elevado grau de compromisso, de tal maneira que ele desenvolve comportamentos claros de entrega e submissão a estes valores.
Um exemplo claro disso é quando um aluno aceita o batismo, mesmo sem o apoio de seus familiares. Ele toma uma decisão e se mantém firme nesse propósito. O aluno não somente percebe o valor, como também responde aos estímulos que esse valor apresenta e, assim, ele adquire crença e sedimenta esse valor em sua vida. Isso faz com que seu comportamento se torne estável em relação aos valores adquiridos e incorporados, tanto em casa como na escola e em outros ambientes socializantes como a igreja, a vizinhança, o clube, etc. É por isso que vemos alunos com atitudes firmes e corretas, até mais que seus próprios pais. Por exemplo, o aluno que abomina o vício do cigarro de seus próprios pais e não aceita nem ao menos experimentar uma tragada de cigarro.
Em realidade, com o passar do tempo e do aprendizado, o aluno aprende a organizar sua própria escala de valores, na qual suas prioridades sejam muito evidentes e coerentes em sua mente. Assim ele passa a formar julgamentos próprios do que é certo e errado e passa a se sentir responsável por suas atitudes e por seu comportamento social e sua reputação no meio em que vive. Alguns alunos chegam a “dar sermões” em seus colegas, familiares e até em seus pais, demonstrando firmeza em seus valores.
Aliás, é exatamente isso que se espera do aluno, à medida que ele vai desenvolvendo e internalizando novos valores em sua vida: que ele tenha a sua própria visão de mundo (cosmovisão) e demonstre uma personalidade integral equilibrada (nos aspectos físico, mental, social e espiritual) e, enfim, que seja uma influência positiva em seu meio ambiente. Por isso, um conjunto equilibrado de valores é fundamental para o aluno ordenar o mundo complexo em que vive e interagir de forma coerente, consistente e madura.

Eliel Unglaub
Revista da Escola Adventista

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