20 de maio de 2011

Criatividade - Potencializando os estudos

O professor chegou à sala para uma aula diferente: Criatividade. A vibração dos alunos estava estampada em cada rosto. Seria uma aula diferente porque, afinal, todos gostariam de “se tornar criativos”. Foi quando as primeiras palavras daquele professor desiludiram a classe. “Aqui, ninguém aprenderá a ser criativo!”

Após o choque inicial – premeditado pelo professor – alguns alunos se manifestaram questionando qual seria o objetivo da aula. O mestre sorriu e afirmou: “Vocês já nasceram criativos, logo, vamos apenas desenvolver e potencializar ainda mais a criatividade”. Todos ficaram aliviados e perceberam que precisariam quebrar alguns paradigmas.

Então, o professor entregou a todos uma folha em branco de papel e desafiou: “O mais criativo ganhará uma caixa de chocolates”. Todos se entusiasmaram e rapidamente criaram algo com a folha. Um aluno fez um aviãozinho diferente. Outro desenhou o professor. Uma aluna fez uma dobradura em forma de cisne. Assim, cada um fez com a folha o que quis. Ao final do período, o professor anunciou que ninguém havia vencido o desafio. Ele não falou qual era o problema a ser solucionado pelos alunos.

Segundo ele, os alunos tentaram criar algo, mas não questionaram o objetivo. Logo, não havia como escolher o vencedor ou o mais criativo. O professor somente poderia afirmar que o cisne foi mais criativo que os demais se o problema fosse fazer uma dobradura para enfeitar sua mesa. Além disso, se os criadores soubessem por qual razão tinham um folha de papel em mãos, também, teriam criado dobraduras ao invés de desenhos, jogos, textos entre outras criações “inúteis” – já que não havia um propósito.

Perceba que a criatividade está ligada à solução de um problema, levando o criador a solução de forma inusitada, inovadora, enfim, surpreendente. Muitos acreditam que somente algumas pessoas extraordinárias nasceram com o dom especial da Criatividade. Não se iluda! De fato, ela não precisa ser aprendida, mas deve ser desenvolvida. Não importa em qual área do conhecimento, todos podemos encontrar soluções criativas para um problema.

Conforme crescemos, somos obrigados a ficar em fileiras, quadrados e escolher azul ou preto. Precisamos seguir as linhas e nunca fora delas. Mas, nunca se esqueça que você nasceu criativo, apenas “desaprendeu” com o tempo.

Para reverter isso, você vai aprender técnicas criativas de estudo e, mais importante, vai criar seus métodos personalizados, afinal não queremos “dar o peixe, sem ensinar a pescar”. Você vai re-aprender a explorar, experimentar e aprender com seus erros. Os estudantes criativos são aqueles que se antecipam e se preparam para o momento que serão testados. São aqueles que se preocupam com o que vão fazer para alcançar seus objetivos. O estudante criativo observa, cria e atua.

Delton Unglaub

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...