26 de maio de 2011

Técnicas de Leitura de livros técnicos

Os alunos, muitas vezes, se entediam ou se cansam facilmente quando a leitura de livros técnicos. Principalmente se é obrigatório a leitura de vários capítulos. Mas, na verdade existem algumas técnicas para acelerar a leitura de longos capítulos dos livros técnicos. A primeira é dar uma rápida olhada no capítulo inteiro, visualizando o que o capítulo está enfatizando.

A visualização de um capítulo do livro significa ler a sua introdução, todos os destaques e caixas de texto e o resumo do capítulo. Isto, também significa que você deve dar uma olhada nas tabelas, imagens ou gráficos e todas as legendas do texto. Ao fazer isso, você já tem uma idéia geral do que o capítulo trata em especial. 

Depois de visualizar o capítulo inteiro, você deve preparar algumas perguntas como o quê, quando, onde, como, porquê ou quem -- o texto aborda ou retrata. Isso ajudará você a identificar e compreender a essência do capítulo. Você pode facilmente encontrar a resposta à sua própria pergunta, olhando para os títulos. Escreva todas as respostas em suas anotações para que você tenha uma referência facil durante a discussão em classe.

Utilizando esta técnica voce vai certamente reduzir a necessidade de ler todo o capítulo. E eu particularmente gostei de usar esta técnica de varredura nos meus tempos de faculdade porque acho que é realmente fácil de entender o capítulo inteiro sem realmente ler palavra por palavra do livro.

Delton Unglaub

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...