27 de abril de 2011

O Legado

A maior herança que um pai, uma mãe ou um professor podem dar aos filhos e alunos é o legado da ética e da moral. Nada substitui esta herança, por que é ela que vai dar sustentação ‘a família e ‘a Nação! 

Legado é uma palavra forte e cheia de significado. Simboliza o que se recebeu ou deixou a outrem ou ‘a posteridade. Também significa transmitir ou deixar bens e tradições. Deixar como legado em testamento, isto é, por escrito, em palavras claras e específicas. Quando uma pessoa morre, às vezes, a gente ouve o seguinte: “o legado que ela deixou vai ficar para sempre como uma demonstração de coragem, lealdade e tenacidade”.

O legado é algo que não se compra na esquina, é algo que não pode ser vendido, mas sim deixado como herança para a futura geração. Deixar uma herança é garantir valores, tradição e uma base de sustentação para os herdeiros. Quando a herança é traduzida apenas em valores monetários, através de um bem, seja ele móvel ou imóvel, esta pode ser passageira e fugaz, já que temos visto herdeiros dilapidando a herança em pouco tempo e ficando sem nada do que herdaram. Já o legado da ética e da moral é muito mais eficaz, porque é duradouro e insubstituível. Ninguém pode tirar essa herança, porque é algo transmitido de forma específica e direcionada aos herdeiros.

Então poderíamos questionar: Como podemos nós, pais e professores transmitir um legado de honradez, lealdade, veracidade, firmeza e tenacidade? Bem, a resposta é simples: através de nosso exemplo. No dia-a-dia da sala de aulas, do ambiente familiar, nas transações comerciais, na igreja, na rua, enfim, em todos os lugares e em todas as situações!

Além de dar o exemplo em todas as situações do cotidiano, o legado da ética e da moral pode ser algo a ser ensinado em sala de aula e em casa. Um exemplo dessa possibilidade se dá quando o aluno pergunta sobre algum fato ou situação ocorrida na política nacional, ou sobre um tema considerado polêmico.  Normalmente o aluno quer saber a opinião do professor. Nesse caso o professor deve aproveitar a oportunidade para expor sua opinião e demonstrar sua posição de forma clara e cristalina. O aluno precisa sentir firmeza e segurança, exatamente para que ele sinta que tem um modelo a seguir e muitos erros a evitar!

Em casa ocorre o mesmo que na sala de aula, o legado da ética e da moral pode acontecer numa conversa informal entre pais e filhos. O filho pode querer saber a opinião dos pais sobre certo assunto e os pais não devem deixar passar essa oportunidade de jeito nenhum.

Como podemos perceber, o legado é transmitido de forma imperceptível e, muitas vezes, estamos ensinando valores éticos e morais, sem ao menos perceber. Isto é muito interessante porque, ao agirmos de forma espontânea, nosso aluno vai perceber isso, o será considerado por ele de muito mais valor para o futuro de nossos alunos.   

Portanto, nossa responsabilidade como pais e mestres é de uma dimensão inimaginável, pois estamos construindo o futuro, através de nossas ações e de nosso exemplo. E então, mesmo com todo o progresso e com todas as novas tecnologias, nosso legado será o legado da ética e da moral para uma sociedade com mais honradez, lealdade, veracidade, firmeza e tenacidade. Enfim, uma sociedade mais justa e melhor!

Eliel Unglaub
Revista da Escola Adventista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...