29 de abril de 2011

A influência da religião na prática da ética

A religião sempre esteve presente na vida dos seres humanos. Desde os tempos imemoriais a humanidade tem sido influenciada pela religião através de crenças, leis e rituais direcionados a um ser supremo. 

O homem sente a necessidade de ligação com algo que lhe seja superior, poderoso e infinito. Pesquisas recentes realizadas na área da neurologia têm demonstrado, através de inúmeras fotos de alta resolução, que o cérebro é ativado de diferentes formas quando se relaciona com o infinito.
Através da ética, o homem usa sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, na constante busca em distinguir entre o bem do mal. A própria vida em sociedade requer a prática de ações coerentes. Antigamente, os filósofos gregos já inculcavam na mente dos alunos a prática de se relacionar com o “outro”. Através da religião, o homem usa sua consciência para se apoiar no Ser Superior que lhe concedeu a vida e promete, ainda, vida eterna.
Há uma constatação pragmática de que as pessoas mais felizes e mais úteis desenvolveram uma vida harmoniosa baseada na religião e na ética. A própria convivência harmônica do indivíduo em sociedade é, muitas vezes, o resultado das práticas religiosas que definem o modo de vida e regem a conduta.
Tenho percebido nos meus longos anos de experiência em sala de aula, que muitos alunos buscam na religião a força de que necessitam para cumprir as leis e as regras que a sociedade lhes impõe. E, através do convívio com outros alunos, que também vivenciam as mesmas lutas e dificuldades, encontram força e ânimo para praticarem a ética em sua vida acadêmica e privada.  Além disso, o exemplo de vida de professores e mestres ajuda determinar o comportamento de muitos alunos, que enxergam no professor o modelo de vida que gostariam de ter. Este exemplo irá se refletir inclusive na vida profissional destes alunos.
Para que o aluno possa se transformar num profissional competente e ético, é preciso que ele aprenda a cultivar alguns hábitos simples, mas que no futuro podem fazer muita diferença como, respeitar os professores e os colegas, procurar sempre se espelhar nos melhores exemplos e empenhar-se para viver de acordo com os princípios morais que escolheu para viver. Para isso, a religião serve de guia e sustentação, pois ela mostra o caminho que se deve seguir e é pautada por ensinamentos e preceitos encontrados nos escritos sagrados.
É interessante notar que no cristianismo os ideais éticos se identificam com os religiosos. Afinal, o próprio S. Tomás de Aquino afirmou que “a consciência moral é a voz interior que nos diz que devemos fazer o bem e evitar o mal”. Essa consciência é ativada, além de tudo, pelas experiências de vida que o aluno trás em sua bagagem como, os ensinamentos de seus pais, o exemplo dos professores e o trabalho realizado pela igreja.  Portanto, a religião é baseada em leis morais conectadas a leis espirituais. Por isso, há uma íntima relação entre moral, ética e religião, sendo que a influencia da religião determina o equilíbrio moral e o alto padrão ético da conduta.
Eliel Unglaub
Revista da Escola Adventista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...