20 de abril de 2011

Como Encontrar um Mentor?

A pergunta é: como encontrar um mentor? Encontrar essa pessoa é um desafio, seja no caso de querermos mentorear alguém ou ser mentoreado. As dicas a seguir focalizam na procura de um mentor, mas muitas delas também se aplicam à procura de pessoas que poderíamos mentorear. Adapte elas para sua realidade!

Possivelmente a maior razão porque líderes não tem mentores é porque não conseguem encontrar a pessoa certa. Nesse caso, os seguintes passos podem ajudar.

1. Dedique um tempo para fazer isso. Peça ajuda a Deus. Faça isso em cada passo a seguir também.

2. Se auto-avalie para discernir se você tem algumas características que impedem que as pessoas queiram lhe mentorear. Pergunte para algumas pessoas de confiança sobre isso.

3. Anote os nomes dos três melhores candidatos, sabendo que nenhum é perfeito e que voce pode precisar de uma pessoa que lhe ajude mais em sua vida pessoal, espiritual, emocional e conjugal e outra pessoa para ser um mentor ou líder na área profissional ou educacional.  Este exercício quebra a barreira de pensar que não existe ninguém bom o suficiente. Demonstra que nenhuma das três opções é perfeita, podendo assim diminuir um pouco as expectativas de alguém ser o “Salvador da Pátria”. Na seleção dos discípulos, Jesus usou vários processos que se aplicam bem à procura de alguém no qual investir para mentorear. A seguir esses princípios são adaptados para olhar da perspectiva de alguém que procura um mentor.
  • Encontros pessoais: busque alguém que possa lhe passar sabedoria e direção e peça a Deus para ajudar esta pessoa a lhe ajudar.
  • Padrões semelhantes: busque alguém que tenha a mesma visão, compromisso e ritmo de vida (disponibilidade) que seja semelhantes ao seus.
  • Altas exigências: busque alguém que enxerga adiante e o levaria a crescer em áreas que são importantes para você - mesmo que você precise pagar um preço por isso.
  • Respondendo bem à voz desta pessoa: busque alguém que voce tenha uma ligação espiritual e esteja disposto a ouvir a voz desta pessoa com seriedade além das muitas outras vozes ao seu redor.
4. Priorize as pessoas na lista, quanto a quem você acha que poderia ser a mais indicada, segunda mais indicada e assim em diante. Considere especialmente a facilidade que você teria para se encontrar com essa pessoa.

5. Procure a primeira pessoa em sua lista, propondo a ela esta possibilidade de mentoreamento durante um tempo determinado, como, por exemplo 15 dias. Se a experiência for positiva, marque um encontro inicial para dar seqüência no início de uma relação formal de mentoria.

6. Procure eliminar quaisquer barreiras que impedem que um relacionamento de mentoria dê certo.

7. Se com o passar do tempo você perceber que não está dando certo, procure outra pessoa em sua lista. Continue buscando, até que voce possa se relacionar com alguém que realmente corresponda. 

Eliel Unglaub

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...