22 de abril de 2011

Autoridade x Autoritarismo

Acredito que muitos professores confundam Autoridade com Autoritarismo. O professor que tem autoridade é uma influência bastante positiva para os alunos, ao contrário do que depende apenas do autoritarismo. Este professor precisa ser bastante carismático e acessível. 

As aulas devem ser bastante envolventes e o conteúdo ensinado de forma leve e interessante. Ou seja, a qualidade a ser desenvolvida pelo professor é a comunicação para, assim, conseguir explicar a teoria e, ao mesmo tempo, trazer casos práticos para que o conteúdo seja explanado da melhor forma possível. 

Um bom recurso é o uso de histórias e exemplos constantemente. As ilustrações devem ser sempre pertinentes ao contexto do aluno. Desta forma a autoridade profissional é quando o professor tem o domínio da matéria que ensina. Utiliza os métodos e procedimentos de ensino adequados ao seu público. Tem a capacidade de controlar e avaliar os trabalhos dos alunos. Por isso, esta autoridade deve ser algo a ser cultivada.  Isto é bastante interessante, pois transforma a sala de aula em um exercício bastante real. As aulas podem disponibilizar um apoio visual (Power point, vídeos e ilustrações) bastante fortes e estimulantes ao aprendizado.

Par aplicar a autoridade moral o professor precisa de um conjunto de qualidades de personalidade. O professor que possui dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter consegue promover um conteúdo moral. Por exemplo, através de debates que promovam discussões de determinados assuntos polêmicos. Nestes debates, apesar de nem sempre estarem na ementa da disciplina, o objetivo é falar sobre ética e moral. O professor pode trazer, também, vários textos para que os alunos possam argumentar e refletir. Outra dica é a realização de dinâmicas ou a apresentação de videos. Elas ajudam no aprendizado sobre nuances de liderança e pesquisa.

autoridade técnica é muito bem desenvolvida com um conjunto de capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos e didáticos necessários para dirigir com eficácia a transmissão e assimilação de conhecimentos aos alunos. Os métodos de ensino do professor que deseja desenvolver esta autoridade devem ser bastante criativos. Envolvendo informações que não são encontradas nos livros e são oriundas da experiencia do professor. Um exemplo negativo que atrapalho o professor é o cacoete lingüístico. 

Certa vez, alguns alunos contaram o número de vezes que um professor falou: não é? ou Certo? e o professor ficou bastante surpreso quando soube deste problema de oratória. Portanto, a oratória faz parte da qualidade técnica do professor e aquele que não se aperfeiçoa neste quesito não consegue ter uma autoridade técnica. O Autoritarismo pode ser utilizado em sala de aula, porém em poucas ocasiões. Pois, este autoritarismo serve para controlar a disciplina e o respeito para com  o professor. Por exemplo, quando alunos estão conversando e atrapalhando a aula. 

O professor precisa alertar aos alunos e pedir respeito para com os demais colegas. Acredito que o professor que conseguir dominar de forma equilibrada estas três autoridades e o autoritarismo será, para mim, um grande modelo de professor. Ele pode ser um amigo fora da sala de aula e ainda conseguir passar o conteúdo de forma que os alunos o respeitem como “autoridade”.

Delton Unglaub

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...