15 de abril de 2011

Limites, Valores e Ética

A escola é a instituição com maior poder para resgatar valores éticos e princípios. “Ela congrega toda a sociedade. A escola poderia ter papel de liderança, mas vive com excesso de timidez.  Yves de la Tayle

Vivemos um período de anomia (ausência de normas). É comum um cidadão ao ser pego fazendo algo de errado, justificar-se dizendo: todos fazem isso mesmo...”. Em verdade é uma questão de envolve valores, ética e, inclusive, limites. A escola precisa estar atenta para ajudar os alunos a terem um correto desenvolvimento moral para que contribuam com a sociedade, a fim de torná-la menos violenta e menos injusta.

De acordo com o Dr. Yves de la Taylle, professor titular da USP, existe diferentes etapas do desenvolvimento moral da criança. Dentre estas, a fase que vai dos cinco aos nove anos é o período fundamental no desenvolvimento moral. Durante esta etapa, o papel dos professores, junto com os pais, é de referência na construção do mundo dos valores, pois as crianças estão atentas ao comportamento e atitudes dos adultos.  Ele afirma categoricamente que valores éticos e morais precisam ficar claros. Não podem ser confusos ou inexistentes, esse momento da infância é essencial na construção da ética do indivíduo adulto.

O desenvolvimento moral vai ajudar a criança a compreender o estabelecimento de limites para suas próprias ações. Assim a indisciplina encontrada na escola pode ser diminuída quando este desenvolvimento moral for trabalhado pela escola em conjunto com os pais. Além destes, a comunidade, a igreja e a própria sociedade devem contribuir significativamente neste processo.

É bom lembrar que a construção da disciplina e da indisciplina das crianças está diretamente relacionada à tomada de consciência das regras sociais. Estas regras devem provocar a reflexão para a tomada de consciência e promover a mudança de pensamentos e desejos, através de limites que são determinados pela ética e aceitos pelos alunos como prática saudável para o pleno exercício da cidadania.

Eliel Unglaub
Revista da Escola Adventista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...