11 de abril de 2011

Guia para ensinar aulas online


Para você que é professor e deseja ser um excelente professor, também, online, segue um guia para você aproveitar ao máximo suas aulas online.
  • Seja pontual. Quando você se atrasa para uma aula, também, passa uma impressão de desorganização e desrespeito com os alunos. Em aulas online, iniciar no horário correto é muito mais importante.
  • Faça um briefing. Procure cumprimentar aos demais alunos perguntando-os se está tudo bem, e se estão todos prontos para iniciar. É importante saber se algum dos alunos não está com algum problema qualquer (alguma questão urgente, ou se não está passando bem, etc), pois assim a aula poderá ser remarcada (afinal, esta não é a grande vantagem de se reunir online?). Este toque humano é mais naturalmente perceptível em aulas presenciais, portanto é um detalhe adicional interessante para seu evento.
  • Foco no objetivo. Procure colocar um slide chamado “Agenda” em sua apresentação (ou adicione um arquivo PPT separado com a agenda entre os arquivos da aula). Com os vários recursos disponíveis na ferramenta, pode ocorrer o desprendimento do foco central e a perda de produtividade na classe. Sendo assim, é interessante de quando em quando mostrar este slide ou PPT com a agenda da reunião para os alunos.
  • Apresente para você mesmo. É muito comum fazermos antes um test-drive na aplicação, principalmente se você não participa freqüentemente de aulas online. Para isso, acesse a aplicação fora do horário da aula, teste os recursos para checar como a aplicação se comporta, posicione sua webcam e navegue por seus slides. Se você nunca usou um sistema deste tipo antes, uma boa idéia é conseguir um computador adicional e usar este computador para se conectar como participante no seu evento, mantendo o monitor em seu campo de visão enquanto você utiliza o seu próprio computador como apresentador. Assim, você poderá testar os recursos da ferramenta e ter uma idéia de como será a experiência dos participantes do seu evento enquanto você faz a apresentação.
  • Posicione melhor sua câmera. Isso pode parecer estranho, mas quando seus alunos participantes têm a impressão de que você está olhando para eles, a apresentação ganha um ar mais pessoal. Por isso, uma dica importante é posicionar a sua webcam bem próxima ao monitor do seu computador, pois assim parecerá que você está olhando na mesma direção da sua platéia. De vez em quando, vale também olhar diretamente para a câmera enquanto você fala. 
  • Quebre o gelo. Evite ficar a maior parte do evento online fazendo uma só atividade, procurando quebrar o gelo de vez em quando. Esta dica vale especialmente para compartilhamento de desktop, em que é comum ficarmos concentrados demais na atividade do computador, esquecendo de que há uma platéia de seres humanos por trás de sua apresentação. Sendo assim, nestes casos procure sair do compartilhamento de tempos em tempos e falar alguma coisa usando também sua câmera, para pescar a atenção dos seus ouvintes. 
  • Confira a iluminação. Quando você é iluminado por trás em relação à sua câmera, normalmente sua imagem aparecerá escura e difícil de enxergar. Isto pode causar um pouco de stress inconscientemente nos alunos. Sendo assim, procure experimentar diferentes posições em relação à iluminação e utilizar a que mais lhe agradar, talvez usando alguma iluminação sobre sua mesa se necessário. 
  • Apresentação visual. É uma boa prática utilizar roupas com cores sólidas como azul ou amarelo claros. Evite utilizar roupas que contenham listras, que atrapalham bastante o processo de compressão e descompressão do vídeo, causando um efeito visual desagradável na sua imagem para os estudantes. 
  • Evite movimentos bruscos. Como o envio de vídeo consome uma banda considerável de internet, é interessante movimentar-se de forma suave para evitar “saltos” no seu vídeo quando chegar no computador dos usuários.
  • Bloqueio de microfone. A ferramenta possui um recurso muito útil para os momentos em que precisamos falar por um tempo prolongado, que é o bloqueio de microfone. No entanto, use este recurso com cautela para evitar que sons indesejáveis sejam enviados para a platéia nos momentos em que você for ficar muito tempo sem falar. Estes sons são naturais do seu ambiente, como telefones tocando, ar condicionado, ruídos do próprio dispositivo de microfone, entre outros. Além de a participação ficar mais confortável para sua platéia, você consumirá menos banda de internet, reduzindo a probabilidade de ter grandes atrasos no envio da sua voz.
Estas dicas foram adaptadas de boas práticas das transmissões de rádio e TV.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...