8 de junho de 2011

Como participar em sala de aula

Os professores avaliam a sua participação nas aulas de várias maneiras: através da correção de suas respostas, a maneira como você entrega seus trabalhos, a relevância de suas perguntas e sua atitude em geral durante o debate em classe. Os professores têm orientações e técnicas para avaliar sua participação. Cada faculdade ou escola tem uma regra específica sobre a forma de avaliação de seus alunos. Mas, é mais prático se voce procurar saber junto a secretaria ou aos professores qual é o método de avaliação e quais as orientações gerais que os professores recebem para avaliar a sua participação.

De acordo com estas orientações, os alunos que participam em sala de aula podem ser classificados como participativos, não-participativo ou colaborador insatisfatório. Então,  verifique qual tipo de participação será necessário durante suas aulas. 

O aluno participativo é aquele que demonstra interesse e se prepara para a aula. Este aluno prontamente contribui para a discussão de aula, levanta sua mão e colabora com comentários e nunca conversa fora do assunto da classe quando o professor está explicando a matéria.

O não-participante é aquele aluno que diz muito pouco ou nada durante as aulas. E, por isso, os professores não podem avaliar adequadamente seu desempenho.

O colaborador insatisfatório, por outro lado é o aluno que vem para a aula sem qualquer preparação. Estes são os alunos que não dão respostas substantivas ou comentários interessantes. 

Com essas idéias, agora você vai entender como os professores avaliaram o seu desempenho durante todas as discussões em classe.

Eliel Unglaub

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...