Sabemos que a mudança de atitude em relação a pesquisa não é fácil de realizar. Não vai acontecer da noite para o dia, mas precisa ser iniciada por alguém. Por estas e outras razões, elaboramos um manual que incentiva a prática da pesquisa desde a escola. O livro 51 Atitudes para a pesquisa inteligente, recentemente editado pela Casa Publicadora Brasileira, propõe o desenvolvimento de um projeto de pesquisa para que o aluno veja na pesquisa escolar uma forma de aprender mais e pensar melhor sobre sua carreira profissional. Seguem algumas idéias, caso você deseje criar um projeto de pesquisa em sua escola.
1. Consiga o apoio de professores e diretoria para que orientem os alunos que desejam pesquisar assuntos diferentes de sua especialidade.
2. Elabore um cronograma para o inicio e fim da pesquisa.
3. Ensine a teoria da pesquisa. Isto envolve a história, os métodos e técnicas de pesquisa.
4. Peça aos alunos que façam um “diário de bordo”. Devem falar sobre suas dificuldades, dúvidas e expectativas para o resultado final.
5. Disponibilize recursos para a pesquisa. Crie uma parceria entre biblioteca e laboratórios.
6. Organize os encontros entre alunos e orientadores da pesquisa.
7. Auxilie na redação da pesquisa. Ensine as regras e normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
8. Prepare o evento de apresentação dos trabalhos. Pode haver bancas de avaliação com autoridades, professores e pais. Além disso, é uma boa oportunidade de cobertura da mídia local. Os alunos podem se vestir formalmente e ter um dia diferente e marcante.
A pesquisa é algo complexo, porém, para a nova geração de estudantes está cada vez mais fácil. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) trouxeram para dentro das nossas casas conceitos que antes estavam restritos a pesquisadores profissionais. As referencias bibliográficas, palavras-chave, resenhas, dissertações e etc. estão acessíveis por meio de motores da internet e o estudante pode pesquisar sobre diversos temas sem sair de casa. Um mundo realmente admirável e novo.
Novas Tecnologias da InformaçãoSão consideras NTIC’s, entre outras: os computadores, câmeras de vídeo e foto digitais, os HD’s, cartões de memória, pen drives, a telefonia móvel, a TV por assinatura, a internet, a captura eletrônica ou digitalização de acesso remoto (sem fio ou wireless), Wi-Fi, Bluetooth, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário