29 de setembro de 2011

Como desenvolver auto-determinação e motivação?

  • Avaliar as suas razões para estudar e terminar seu curso na faculdade. São realistas? Significativa? 
  • Avaliar a sua aptidão profissional e interesses. Que objetivos possui após o término do curso? 
  • Qual é a relação entre seus cursos e planos de sua carreira?  
  • Que conhecimentos e habilidades são necessárias para a sua carreira escolhida?  
  • Como é que estes cursos vão me ajudar a adquirir a formação necessária? 
  • Buscar experiências de trabalho relacionadas com a sua carreira escolhida (Estágios, por exemplo).
  • Existem oportunidades de trabalho voluntário disponíveis?  
  •  Definir metas de curto prazo educacionais para si mesmo. Qual a nota que você quer tirar em cada matériaQue deve ser feito para ganhar a nota que você deseja? 
  • Manter um registro visual do seu progresso em cada curso. Os cursos exigem um esforço adicional para conseguir seus objetivos? 
  • Desenvolver habilidades de estudo mais eficiente. 
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos enquanto estuda?

27 de setembro de 2011

Brasil sobe em ranking de tecnologia, mas escassez de talentos preocupa

O Brasil avançou no setor de tecnologia da informação, mas poderia ter crescido mais não fossem entraves como burocracia e deficit de especialistas, segundo um ranking realizado pela Economist Intelligence Unit, o braço de pesquisa e análises da revista The Economist. Investimento em pesquisas e em infraestrutura ajudaram o país a galgar uma posição em relação a 2009, ocupando agora a 39ª posição no índice, feito pela Economist Inteligence Unit para a organização Business Software Alliance (BSA).

No ranking, que mede principalmente a competitividade no setor, o Brasil está imediatamente atrás da China e muito à frente de outros países da América Latina, com exceção do Chile, que é o líder regional. "O crescimento da pontuação brasileira na categoria 'pesquisa e desenvolvimento' foi a maior responsável tanto pela evolução na pontuação geral do Brasil, como em sua posição no ranking", disse à BBC Brasil o diretor da BSA no Brasil, Frank Caramuru.

O país ocupa agora o primeiro lugar entre os países da América Latina neste quesito, que tem peso maior na pontuação e avalia investimentos públicos e privados, além do número de patentes e valor recebido por royalties em relação ao número de habitantes. Segundo Caramuru, a nota brasileira saltou de 1,6 na primeira edição do estudo em 2007 para 21,2 na edição deste ano.

Crise de talentos


Alguns itens da categoria "capital humano" também ajudaram a impulsionar a posição brasileira. O número de formandos nas áreas de ciências e engenharia aumentaram, levando o país a ocupar o 8º lugar nessa classificação. No entanto, o Brasil permaneceu estagnado no que diz respeito à qualidade de habilidades tecnológicas, gerando temores sobre a escassez de profissionais de tecnologia da informação (TI) qualificados para atender a demanda. Para Caramuru, já se pode falar em uma crise de talento no mercado brasileiro de TI. "A avaliação aponta para a necessidade de um aprimoramento do currículo dos cursos de ciências da computação, bem como de um estímulo à essa opção de carreira entre estudantes", disse. "Hoje estima-se que existam 90 mil vagas não preenchidas neste setor no Brasil, e uma projeção da FGV avalia que, em 2014, esse déficit pode chegar a 800 mil."

Morosidade

Progressos na "infraestrutura na tecnologia da informação" também trouxeram mais avanços que retrocessos para o cenário brasileiro. Entre os aspectos positivos está a ampliação da telefonia celular, cujo índice de penetração já ultrapassa os 100%. Por outro lado, a morosidade na expansão da banda larga no país é citada como aspecto negativo, já que dificulta a absorção de serviços de TI. Mas na hora de apontar culpados, o levantamento aponta o dedo principalmente para a burocracia brasileira, que freia a inovação e a implantação de TI no país. Para Caramuru, a estrutura regulatória do país é um grande entrave. "Restrições para contratar e demitir são um empecilho especial para o setor de tecnologia e inovação, em que o mercado sofre mudanças constantes e no qual a agilidade de gestão é crucial para se manter a competitividade."

Brics

Barreiras como essas precisam ser vencidas rapidamente pelo Brasil, se o país quiser competir realmente com os países dos Brics. Segundo o estudo, embora a Índia e a China estejam hoje no meio da lista de classificação (34ª e 38ª respectivamente), ambos ganharam terreno no ranking e tudo indica que devem subir mais posições nos próximos anos. "Os Brics possuem vantagens de mão-de-obra menos custosas em relação a países desenvolvidos", afirma Caramuru.

"China e Índia, em relação ao Brasil, deram saltos maiores no ranking devido à quantidade de alunos matriculados em cursos de ciência e engenharia, bem como uma formação mais sólida em TI. Ambos os países estão no top 10 global no quesito capital humano."

Futuro

Entre muitos números e opiniões de especialistas da área, o ranking deixa pistas do que pode ser feito para avançar novas posições nos setores de tecnologia da informação. Para o diretor da BSA, estimular a opção de estudantes pela área é fundamental. "Na Índia, dois terços dos estudantes universitários estão matriculados em cursos de ciências exatas e engenharia. No Brasil são apenas 14%."

A análise também mostra que formar estudantes com habilidades ou aptidões em TI é importante, mas já não é suficiente. "Uma grade complementar voltada aos negócios é essencial para esses profissionais prosperarem e contribuírem de forma mais significativa com suas empresas."

Fonte: BBC

26 de setembro de 2011

Pensando Criativamente!

Para ter habilidades de pensamento criativo siga os passos abaixo:

    
* Procure muitas soluções possíveis ao invés de uma.
    
* Faça sugestões loucas e também sensatas.
    
* Não julgue as idéias no início do processo - trate todas as ideias como se todas fossem potencialmente úteis.
    
* Sonhe ou brinque com uma teoria ou sugestão.
    
* Erre.
    
* Aprenda com o que não funcionou e também com o que fez.

    * Brinque com uma idéia, enquanto você faz uma caminhada. 
    * Desenhe ou pinte uma ideia no papel.
    
* Mude sua rotina. Faça coisas de uma maneira diferente. Faça um caminho diferente para a escola.
    
* Deixe sua mente ser influenciada por novos estímulos, tais como músicas que você não costuma ouvir.
    
* Faça perguntas como 'e se ....? " Ou "supondo ....?". 

A inspiração pode atacar a qualquer momento. Ideias também podem escapar com muita facilidade. Mantenha um pequeno caderno à mão para que você possa anotar suas ideias imediatamente.

19 de setembro de 2011

Estratégias de Aprendizagem

Duas estratégias de aprendizagem comuns incluem o conceito de pensar em voz alta e aprendizagem baseada em problemas desafios. Ambas são estratégias eficazes e adequadas para vários tipos de alunos diferentes.
 
Pensar em voz alta é uma forma de dominar novas. formas de conhecimento. Pensar em voz alta, foi a técnica mais importante para você quando criança. Voce conseguia entender o que voce sabia e quais eram suas perguntas.
 

Pensar em voz alta é útil na memorização, leitura de poesia e peças dramáticas, edição de jornais e resolver problemas de matemática. Usando a fala e a audição para reforçar o seu aprendizado será útil para lembrar as informações.
 

Aprendizagem baseada em Problemas Desafios é quando voce estuda seguindo os exercícios feitos pelo seu professor. Quando voce tem um problema e precisa encontrar a resposta, haverá uma grande oportunidade de desafiar-se para aprender mais. Seu professor poderá ser um mentor e incentivador. Não importa a matéria (história, física, matemática, inglês etc.), seu professor poderá criar uma lista de problemas desafio para voce estudar. Caso seu professor não possa oferecer esta lista, busque em cadernos de atividades relacionados ao conteúdo ou sites na internet.
Veja os passos para resolver um problema desafio
  • Explore os problemas sugeridos através da busca por novas idéias e conceitos (voce pode encontrar estas ideias em livros, revistas ou internet). Faça uma lista com o que você sabe, o que vai descobrir e o que não conhece.  
  • Escreva e refine o problema desafio em suas próprias palavras. 
  • Procure chegar a algumas soluções possíveis. 
  • Escolha uma solução como a melhor para se trabalhar.
  • Anote as ações a serem tomadas dentro de um prazo especificado e descubra o que você precisa saber.  
  • Se você descobrir o suficiente para desenvolver o problema solução e definir a solução que você escolheu, você pode ir em frente e finalize o problema. Se não, volte atrás e escolha outra solução. 
  • Uma vez que seu problema seja resolvido, apresente ao professor e a classe.
É importante voce encontrar o seu estilo de aprendizagem que seja melhor para sua mente. Outra opção é procurar o centro de aconselhamento da faculdade/escola também terá testes com estilos de aprendizagem disponíveis. Depois de entender a melhor maneira para você aprender, então você pode começar a organizar as suas anotações e trabalhos de casa para melhor atender o seu estilo.

14 de setembro de 2011

10 Armadilhas que acontecem durante o estudo

1. "Eu não sei por onde começar"
Assuma o controle. Faça uma lista de todas as coisas que você tem que fazer. Priorize! Programe o seu tempo de forma realista. Não falte nas aulas perto de uma avaliação. Use o tempo entre as aulas para revisão. Comece a estudar cedo, com uma ou duas horas por dia, e, lentamente.

2. "Eu tenho tanto para estudar... E tão pouco tempo"  
Identifique os temas mais importantes enfatizados, e as matéria ainda não compreendidas. Leia de forma dinâmica, mas não faça isto no material mais importante. Adapte esse método para o seu próprio estilo.

3. "Este material é tão chato, que eu não consigo ficar acordado" 
Se estiver ativamente envolvido com o texto, conseguirá absorver o essencial. Pergunte a si mesmo: "O que é importante lembrar nesta seção?" Faça anotações ou sublinhe conceitos-chave. Discuta o material com os outros em sua classe. Estudo em grupos.

4. "Eu li todo o material. Entendo. Mas eu simplesmente não consigo explicar ou descrever na avaliação" 
Lembramo-nos melhor das coisas que são mais importantes para nós. Como você está lendo? Tente elaborar novas formas de "ver" as informações utilizando seus próprios exemplos. Tente integrar o que você está estudando com o que você já sabe. Você será capaz de se lembrar novo material melhor se você puder vinculá-lo a algo que já é importante para você.

5. "Eu acho que entendi"
Teste você mesmo. Faça perguntas sobre os principais tópicos. Tenha em mente o que o professor sublinhou no curso. Muitas vezes, simplesmente mudando títulos dos tópicos você consegue gerar muitas perguntas eficazes. Por exemplo, "Guerra Fria" pode ser transformado em perguntas como: "Qual a importancia da Guerra Fria?", "Quais são as causas que levaram a Guerra Fria ao seu final?", E "Quais são alguns exemplos de ações realizadas durante a Guerra Fria?"

6. "Tem muita coisa para se lembrar"
Organize o conteúdo. A informação é gravada na sua mente melhor se ela for representada em uma estrutura organizada que vai ajuda na recuperação mais sistemática em sua mente. Há muitas técnicas que podem ajudar você a organizar novas informações, incluindo:
  • Escrever informações adicionais nos capítulo ou resumos.
  • Informações do estudo em Grupo em categorias, sempre que possível em arquivos anexos ao seu material de estudo.
  • Mapeamento da Informação. Elabore uma matriz para organizar e relacionar todo o material. Por exemplo, se você estava tentando compreender as causas da I Guerra Mundial, você poderia fazer uma tabela listando todos os principais países envolvidos na parte superior e em seguida a lista de questões e eventos importantes ao lado. Depois, no meio, você poderia descrever o impacto que cada questão tinha em cada país para ajudar você a entender este desenvolvimento histórico complexo.
7. "Eu sabia a matéria um minuto atrás" Revisão. Depois de ler uma seção, tente lembrar das informações contidas nele. Tente responder as perguntas que você fez para aquela seção. Se você não consegue lembrar o suficiente, re-ler partes que você teve problemas em se lembrar. Quanto mais tempo você gasta estudando, mais você tende a gravar o conteúdo. No entanto, não estude demais, pois pode ter uma estafa do assunto.

8. "Mas, eu gosto de estudar na cama" 
Lembre-se é melhor quando o contexto de estudo (localização física, bem como mental, emocional e estado físico) são semelhantes ao contexto da avaliação. Quanto maior a semelhança entre a seu estudo e o ambiente do dia de teste, maior a probabilidade de que material estudado será recordado durante o teste.

9. "Passar horas revisando antes de um teste ajuda a saber tudo o que preciso" 
Comece a estudar agora. Comece com uma ou duas horas por dia cerca de uma semana antes do exame e, então, aumente o tempo de estudo conforme se aproximar do dia da avaliação. Aumente o tempo de estudo e distribua ao longo do tempo.

10. "Eu vou ficar acordado a noite toda até eu entender a matéria"
Evite esgotamento mental. Faça pequenos intervalos. Antes de um teste, tenha sua mente descansada. Quando você fazer uma pausa de estudo ou pouco antes de ir dormir à noite, não pense sobre sua avaliação. Relaxe e descontraia sua mente e corpo. Caso contrário, a sua pausa não será produtiva e você vai acabar passando a noite toda rolando na cama. É mais importante do que nunca cuidar de si mesmo antes de um exame! Coma bem, durma e faça exercícios físicos suficientes para uma paz de espírito.

13 de setembro de 2011

O segredo dos inovadores

13/09/2011 - 08h17 Folha.com.br

Não é dinheiro, nem status, nem reconhecimento o que motiva, em primeiro lugar, os inovadores. Muito menos pressão. Mas o prazer da descoberta: a sensação de aprender e vencer desafios.
Está aí a condição essencial para as empresas conseguirem atrair e reter talentos para gerar inovação dos negócios, segundo um estudo, intitulado "O Princípio do Progresso", que acaba de ser lançada pela editora da escola de negócios de Harvard (o detalhamento do estudo e um capítulo estão no http://www.catracalivre.com.br/).

A forma como se chegou a essa conclusão foi inusual. Os pesquisadores conseguiram que centenas de empregados, todos envolvidos em processos de inovação em suas empresas, escrevessem diários sobre seus sentimentos nos trabalho. Daí saíram 64 mil comentários.

Com base nesse material viu-se que quanto mais as empresas geravam em seus funcionários a sensação de progresso individual, mesmo em pequenas coisas, mais fácil era ter equipes engajadas para inovar e não cair na aposentadoria mental.

Em poucas palavras, a empresa que inova é uma misto de escola com laboratório, onde se mantém sempre o prazer de aprender.

O que os pesquisadores de Harvard alertam é o seguinte: num mundo cada vez mais competitivo e veloz, quem não tiver um ambiente inovador --e, portanto, empregados engajados-- está condenado.
Não é à toa que as grande empresas têm cada vez mais dificuldades de atrair talentos inovadores que, muitas vezes, preferem correr riscos e abrir seus próprios negócios.

Gilberto Dimenstein Gilberto Dimenstein, 54, integra o Conselho Editorial da Folha e vive nos Estados Unidos, onde foi convidado para desenvolver em Harvard projeto de comunicação para a cidadania.

8 de setembro de 2011

Dez Estratégias de Combate à procrastinação

• Assuma o controle de seu ambiente de estudo - estude em um lugar que está livre de distrações.

• Faça uma lista de coisas a "fazer".

• Estabeleça uma rotina.

• Auto-suborno - dar-se recompensas. Eu posso ver televisão por uma meia hora depois que eu terminar de ler estas 10 páginas.

• Divida e Conquiste - Eliminando as tarefas assustadoras o resto vai ficar fácil. 1 - Pausa para tarefas maiores devem ser mais frequentes. 2- Divida a tarefa em pequenos objetivos. 3 - Quando você completar cada unidade pequena, passe para a próxima. 4- Antes que você perceba, você vai ter feito tudo.
• Use uma agenda para a gestão do tempo.

• Use a regra de 10 minutos. Quando você tem problemas para começar, selecione uma tarefa específica, como três páginas de leitura ou "Eu vou gastar 10 minutos lendo sem parar." No final de 10 minutos, veja o quanto você fez. Continue trabalhando em blocos de 10 minutos até que você esteja satisfeito com o que você fez. "

• Quando você terminar de estudar, faça mais uma coisa antes de sair. Inicie outra tarefa, então você estará à frente, ou seja, adiantado quando você se sentar para estudar novamente.

• Faça cartões com anotações e outros materiais de estudo. Com eles a mão, você vai utilizar melhor seu tempo livre. Repita e revise suas anotações enquanto espera o ônibus, anda de carro, em pé na fila, etc

• Faça duas coisas ao mesmo tempo. Combine a revisão com outra atividade. Recite termos e definições enquanto estiver fazendo exercícios físicos ou correndo para o almoço.

Lista criada por Annie Passarello, GTA, Academic Success Centre

4 de setembro de 2011

Falar em público

Ao longo da sua carreira na escola, você vai precisar falar em público muitas vezes. Por isso, é melhor aprender a falar na frente de um público e desenvolver as habilidades de apresentação que você precisa para o sucesso.
 

Uma dica de grandes palestrantes: é conhecer seu auditorio. Chegue cedo para que você saiba onde tudo está localizado. Se você estiver usando recursos visuais (power point e etc), certifique-se que voce saiba como operar o equipamento. Outra boa idéia ao apresentar, é circular ao redor da sala e olhar as pessoas que estarão na platéia antes de começar a falar. É mais fácil falar para uma platéia conhecida do que desconhecida.
 

Tenha certeza de que você sabe o conteúdo. Você precisa ter praticado a sua apresentação várias vezes antes de ir para frente do público. O melhor é perguntar para outra pessoa ouvir a sua apresentação, de modo que algumas falhas possam ser modificadas. 
 

Tente agir relaxado e você se tornará relaxado. Não mencione o seu medo para o público, ou o povo vai começar a sentir também. Como regra, as pessoas não sabem como você está nervoso, por isso, não chame a atenção para si mesmo. As pessoas querem que você faça um bom trabalho. Todos têm empatia por um orador público, então use essa vantagem. Pegue o seu medo e transforme em entusiasmo para o seu discurso.
 

Lembre-se que quanto mais você falar em público, mais fácil será para você. Pratique sua palestra e um dia voce vai se sentir perfeitamente à vontade na frente da sua sala.

1 de setembro de 2011

MEC vai distribuir tablets para escolas públicas em 2012, diz ministro

DA AGÊNCIA BRASIL

O MEC (Ministério da Educação) vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.

Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria."

Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets."

Folha.com
01/09/2011 - 20h29
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