4 de setembro de 2011

Falar em público

Ao longo da sua carreira na escola, você vai precisar falar em público muitas vezes. Por isso, é melhor aprender a falar na frente de um público e desenvolver as habilidades de apresentação que você precisa para o sucesso.
 

Uma dica de grandes palestrantes: é conhecer seu auditorio. Chegue cedo para que você saiba onde tudo está localizado. Se você estiver usando recursos visuais (power point e etc), certifique-se que voce saiba como operar o equipamento. Outra boa idéia ao apresentar, é circular ao redor da sala e olhar as pessoas que estarão na platéia antes de começar a falar. É mais fácil falar para uma platéia conhecida do que desconhecida.
 

Tenha certeza de que você sabe o conteúdo. Você precisa ter praticado a sua apresentação várias vezes antes de ir para frente do público. O melhor é perguntar para outra pessoa ouvir a sua apresentação, de modo que algumas falhas possam ser modificadas. 
 

Tente agir relaxado e você se tornará relaxado. Não mencione o seu medo para o público, ou o povo vai começar a sentir também. Como regra, as pessoas não sabem como você está nervoso, por isso, não chame a atenção para si mesmo. As pessoas querem que você faça um bom trabalho. Todos têm empatia por um orador público, então use essa vantagem. Pegue o seu medo e transforme em entusiasmo para o seu discurso.
 

Lembre-se que quanto mais você falar em público, mais fácil será para você. Pratique sua palestra e um dia voce vai se sentir perfeitamente à vontade na frente da sua sala.

Um comentário:

Edson Mendonca disse...

muito bom Prf.
Gosto muito de falar em publico e estou sempre aprendendo...abcs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...