14 de setembro de 2011

10 Armadilhas que acontecem durante o estudo

1. "Eu não sei por onde começar"
Assuma o controle. Faça uma lista de todas as coisas que você tem que fazer. Priorize! Programe o seu tempo de forma realista. Não falte nas aulas perto de uma avaliação. Use o tempo entre as aulas para revisão. Comece a estudar cedo, com uma ou duas horas por dia, e, lentamente.

2. "Eu tenho tanto para estudar... E tão pouco tempo"  
Identifique os temas mais importantes enfatizados, e as matéria ainda não compreendidas. Leia de forma dinâmica, mas não faça isto no material mais importante. Adapte esse método para o seu próprio estilo.

3. "Este material é tão chato, que eu não consigo ficar acordado" 
Se estiver ativamente envolvido com o texto, conseguirá absorver o essencial. Pergunte a si mesmo: "O que é importante lembrar nesta seção?" Faça anotações ou sublinhe conceitos-chave. Discuta o material com os outros em sua classe. Estudo em grupos.

4. "Eu li todo o material. Entendo. Mas eu simplesmente não consigo explicar ou descrever na avaliação" 
Lembramo-nos melhor das coisas que são mais importantes para nós. Como você está lendo? Tente elaborar novas formas de "ver" as informações utilizando seus próprios exemplos. Tente integrar o que você está estudando com o que você já sabe. Você será capaz de se lembrar novo material melhor se você puder vinculá-lo a algo que já é importante para você.

5. "Eu acho que entendi"
Teste você mesmo. Faça perguntas sobre os principais tópicos. Tenha em mente o que o professor sublinhou no curso. Muitas vezes, simplesmente mudando títulos dos tópicos você consegue gerar muitas perguntas eficazes. Por exemplo, "Guerra Fria" pode ser transformado em perguntas como: "Qual a importancia da Guerra Fria?", "Quais são as causas que levaram a Guerra Fria ao seu final?", E "Quais são alguns exemplos de ações realizadas durante a Guerra Fria?"

6. "Tem muita coisa para se lembrar"
Organize o conteúdo. A informação é gravada na sua mente melhor se ela for representada em uma estrutura organizada que vai ajuda na recuperação mais sistemática em sua mente. Há muitas técnicas que podem ajudar você a organizar novas informações, incluindo:
  • Escrever informações adicionais nos capítulo ou resumos.
  • Informações do estudo em Grupo em categorias, sempre que possível em arquivos anexos ao seu material de estudo.
  • Mapeamento da Informação. Elabore uma matriz para organizar e relacionar todo o material. Por exemplo, se você estava tentando compreender as causas da I Guerra Mundial, você poderia fazer uma tabela listando todos os principais países envolvidos na parte superior e em seguida a lista de questões e eventos importantes ao lado. Depois, no meio, você poderia descrever o impacto que cada questão tinha em cada país para ajudar você a entender este desenvolvimento histórico complexo.
7. "Eu sabia a matéria um minuto atrás" Revisão. Depois de ler uma seção, tente lembrar das informações contidas nele. Tente responder as perguntas que você fez para aquela seção. Se você não consegue lembrar o suficiente, re-ler partes que você teve problemas em se lembrar. Quanto mais tempo você gasta estudando, mais você tende a gravar o conteúdo. No entanto, não estude demais, pois pode ter uma estafa do assunto.

8. "Mas, eu gosto de estudar na cama" 
Lembre-se é melhor quando o contexto de estudo (localização física, bem como mental, emocional e estado físico) são semelhantes ao contexto da avaliação. Quanto maior a semelhança entre a seu estudo e o ambiente do dia de teste, maior a probabilidade de que material estudado será recordado durante o teste.

9. "Passar horas revisando antes de um teste ajuda a saber tudo o que preciso" 
Comece a estudar agora. Comece com uma ou duas horas por dia cerca de uma semana antes do exame e, então, aumente o tempo de estudo conforme se aproximar do dia da avaliação. Aumente o tempo de estudo e distribua ao longo do tempo.

10. "Eu vou ficar acordado a noite toda até eu entender a matéria"
Evite esgotamento mental. Faça pequenos intervalos. Antes de um teste, tenha sua mente descansada. Quando você fazer uma pausa de estudo ou pouco antes de ir dormir à noite, não pense sobre sua avaliação. Relaxe e descontraia sua mente e corpo. Caso contrário, a sua pausa não será produtiva e você vai acabar passando a noite toda rolando na cama. É mais importante do que nunca cuidar de si mesmo antes de um exame! Coma bem, durma e faça exercícios físicos suficientes para uma paz de espírito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...