2 de junho de 2011

Estratégias de aprendizagem para alunos Visuais

Ser um aprendiz visual significa que você facilmente consegue compreender e aprender coisas através de diferentes meios de comunicação visual, por exemplo, fotos, imagens e cores. Tem habilidades para correlacionar a maioria das imagens quando você tenta visualizá-las. Para melhorar seu aprendizado, você deve sempre se concentrar no principal objetivo de aprendizagem, ou seja, guardar as mensagens que o professor passou em classe e mentalizar as imagens que estas mensagens remetem.

Outra coisa que você pode tentar melhorar é a sua capacidade de utilizar novos materiais visuais como um marcador de texto ou adesivos. Nunca tente estudar apenas lendo o material. Lembre-se de que por ser um estudante visual, você deve sempre olhar para o aspecto visual do tema porque isso irá ajudá-lo a entender facilmente a idéia central.

A maioria dos alunos visuais também pode melhorar seus hábitos de estudo ao criar encenações com os detalhes da matéria estudada. Para lembrar destas encenações, basta fechar os olhos e você vai se recordar da matéria. Isto ocorre porque seu cérebro guarda a imagem que você aprendeu e relaciona com a matéria que você associou. Ao fechar os olhos, fica mais fácil visualizar o conteúdo.

Para aprender estes métodos de aprendizagem acima ou outros que encontramos em livros é bastante simples, mas requer muito entusiasmo. A prática é necessária para que você possa aplicar sempre o que aprendeu e associá-las com novas idéias ou situações. Tente também ser criativo na busca de novos materiais visuais quando você precisar estudar. Por exemplo, procure na internet PowerPoints, videos, infográficos, programas de mídia e desenhos para, assim, obter o máximo de seu desempenho.

Eliel Unglaub

3 comentários:

Dárlen J S Espindola disse...

Acho que vou começar a desenhar minhas aulas, agora que já sei que sou aprendiz visual (principalmente). Obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

Durante a faculdade desenvolvi símbolos e códigos que me ajudaram no processo de aprendizado e memorização de textos. Os colegas tinham dificuldades em traduzir ao pé da letra minhas anotações, o que era engraçado.
Fiz isso inconsientemente, pois não sabia que eu era um aprendiz visual.
Gostaria de ser um aprendiz auditivo, será que é possível??

Unglaub's disse...

Sim, é possível! Procure por dicas de estudos para alunos auditivos. No meu caso, gravava as aulas para ouvir novamente as partes principais em casa. Isto ajudava a reforçar "auditivamente" meu estudo.
Sucesso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...